Método Lambda-Tuning

Retorna para tópico anterior Conteúdo deste tópico
Avança para próximo tópico

Lambda-tuning (ou λ-tun) é um método de sintonia derivado da abordagem Síntese Direta que utiliza um único parâmetro de projeto identificado como λ.  Este fator é a constante de tempo da resposta a uma mudança no SP e dá ao engenheiro a possibilidade de definir a agressividade do controlador.

Este método tem como princípio obter transição suave na variável de processo e uma ação de controle com mínimo de reversões, requisito importante para manipulação de equipamentos industriais.


Processos autoregulatórios

O objetivo é sintetizar um controlador C(s) que resulte em um sistema de malha fechada Gmf(s) com ganho unitário e dinâmica de primeira ordem com constante de tempo λ.  Acrescenta-se também o tempo morto do processo, uma vez que ele persiste no sistema retroalimentado.

image033

O comportamento em malha fechada, portanto, é o mesmo de um sistema de primeira ordem, com transitório sobreamortecido e tempo de acomodação TA ≅ 5 λ

Veja um exemplo para um sistema projetado com λ=2 segundos

Capturar3

Estabelecido este requisito de desempenho, o próximo passo é encontrar C(s) que satisfaça a equação:

image035

E resolvendo para C(s), fica:

Capturar      (equação 1)

A equação 1 é a síntese de um controlador a partir do método λ-tun. Lembrado que G(s) e o termo e-θs são previamente obtidos na etapa de modelagem enquanto λ é um fator selecionado pelo projetista.

# Sistema de primeira ordem

A função de transferência de primeira ordem com tempo morto é:

Capturar

Substituindo G(s) na equação 1 e fazendo [e-θs≈1-θs], fica:

Capturar    (equação 2)

Comparando a equação 2 com a equação do controlador PID, extraem-se os parâmetros de sintonia para processo de primeira ordem:

Capturar2

Veja aqui um exemplo com traçado do lugar das raízes.

# Sistema de segunda ordem

Repetindo o procedimento da seção anterior, porém utilizando G(s) do modelo se segunda ordem (subamortecido e sobreamortecido), obtém-se as seguintes equações:Capturar2

Veja aqui um exemplo com traçado do lugar das raízes para sistema sobreamortecido.

Veja aqui um exemplo com traçado do lugar das raízes para sistema subamortecido.


Escolha do fator λ

Quanto menor for o valor escolhido para λ, menor são os tempos de acomodação, subida, reação e restabelecimento, ou seja, mais rápido a malha responde a um distúrbio ou mudança no SP.

E, como o método λ-tun foi desenhado para o projeto de malhas de controle com transições sobreamortecidas e com tempo de acomodação adequado para a aplicação, uma restrição deve ser observada:

sem-titulo-4

Clique aqui para uma explicação detalhada deste limite mínimo no mapa s 

Simulação em Matlab com resposta a mudança no SP para diferentes valores de lambda. Processo com tempo morto de 2 segundos.

Sem título


Sistema integrador puro

Para sistema integrador é impossível obter um sistema em malha fechada de primeira ordem devido a presença de um pólo nulo em G(s). A demonstração não será incluída neste material.

Uma alternativa que ainda resulta em transições suaves, princípio do método Lambda-tuning, é projetar um sistema em malha fechada com a seguinte função de transferência:

Capturar2

Assim como nos sistemas autoregulatórios, o desempenho em malha fechada é determinado pelo fator de projeto λ e a resposta à mudança em degrau no SP é suave, mas com um pequeno sobressinal causado pelo zero na função de transferência.

tempo de acomodação TA ≅ 7 λ

Veja um exemplo para um sistema projetado com λ=2 segundos

Capturar2

Estabelecido este requisito de desempenho, o próximo passo é encontrar C(s) que satisfaça a equação:

Capturar        (equação 3)

onde: Capturar

Substituindo G(s) pela função de transferência do sistema integrador, fazendo [e-θs≈1-θs], resolvendo a equação para C(s), extraem-se os parâmetros de sintonia para o processo integrador:

Capturar-12

Veja aqui o lugar das raízes e a dedução destas fórmulas (sem considerar o tempo morto).

Sistema integrador com atraso de transferência

Repetindo o procedimento da seção anterior, porém utilizando G(s) com a inclusão de um pólo associado à um atraso de transferência:

Resolvendo a equação para C(s), extraem-se os parâmetros de sintonia para o processo integrador:

E para garantir uma resposta sobreamortecida, deve-se respeitar a restrição abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*