Ferramentas
Gerador de Sinais
Gera sinais constantes ou aleatórios para as simulações. São úteis para estabelecer condições operacionais ou para simular ruídos e distúrbios externos aleatórios.
Os sinais são atualizados a cada ciclo de simulação e armazenados em endereços de memória na faixa de 81 a 96 (indicado na primeira coluna). As opções são:
- Constante 0-100: permite que usuário defina um valor constante na faixa entre 0 e 100;
- Constante 0-1: permite que usuário defina um valor binário;
- Aleatório Rápido: variável aleatória atualizada a cada ciclo de execução (100 ms);
- Aleatório Médio: variável aleatória atualizada em intervalos também aleatórios e filtrada por sistema de primeira ordem;
- Aleatório Lento: variável aleatória;
- Sinal Senoidal: gera sinal senoidal com amplitude e período determinado pelo usuário;
- Random Walk: variável aleatório filtrada por sistema do tipo “”1/s”;
- Equação: permite combinar diferentes sinais por meio de uma expressão algébrica;
- LN(): calcula logaritmo neperiano do argumento informado;
- Exp(): calcula função exponencial para o argumento informado.
Simulação Rápida
Em seu modo usual, o TDPS gera os resultados em tempo real. Com este recurso os sinais de cada malha de controle são calculados e apresentados “instantaneamente” (depende da capacidade de processamento da máquina), em janelas de até 4 horas.
O resultado é mostrado no gráfico superior, podendo também ser arquivado e apresentado no gráfico inferior.
- A lista "janela de simulação" determina a duração da simulação, podendo ser de 30 minutos à 4 horas. - A lista "tempo de amostragem" define o intervalo com a qual os cálculos serão realizados. Quanto menor, maior a exatidão dos resultados, porém maior tempo de processamento será demandado. - Na lista abaixo existe a opção de realizar a simulação das malhas com a inclusão de sinais de teste, tal como degrau no setpoint ou resposta ao distúrbio em degrau. - O botão "simular" inicia a simulação - O checkbox "Armazenar dados", quando habilita, cria um arquivo texto contendo os resultados da simulação. O arquivo é criado com o nome indicado na caixa de texto abaixo. |
Lista de Variáveis
Permite visualizar e editar todas as variáveis do projeto. O TDPS utiliza 124 variáveis internas, chamadas de “posições de memória”, identificadas pela letra M seguido de 2 dígitos numéricos. O mapa de utilização destas memórias é relacionado na tabela abaixo.
A ferramenta “Lista de Variáveis” permite a edição de alguns atributos destas memórias, tal como descrição, níveis de alarme e unidade de engenharia. Para isso basta clicar sobre o atributo, editar e pressionar a tecla <enter>.
Os campos editáveis são apresentados na figura abaixo.