Classificação de sistemas

Retorna para tópico anterior Conteúdo deste tópico
Sistema Monovariável
Sistema Multivariável
Sistema Contínuo
Sistema Discreto
Sistema Quantizado
Sistema Digital
Sistema Linear
Sistema Não-linear
Sistema Estático
Sistema Dinâmico
Sistema Estável
Sistema Instável
Avança para próximo tópico

Algumas classificações que podem ser atribuídas a um sistema são:

a) Quanto ao número de variáveis

Monovariável: Sistema de variável única, ou sistema de uma só entrada e uma só saída. Sigla em inglês: SISO (Single Input Single Output). Exemplos de estruturas SISO são os controladores PID e as Funções de Transferência.

Multivariável: Sistema com múltiplas entradas e/ou múltiplas saídas. Sigla em inglês: MIMO.

fig22a


b) Segundo o intervalo de valores possíveis para magnitude e tempo

Contínuos: Quando as entradas e saídas são capazes de mudar em qualquer instante de tempo. “Sistema a sinal contínuo no tempo, sistema contínuo no tempo”.

Discretos: Quando os sinais são representados somente em instantes discretos de tempo, digamos, a cada segundo, ou hora, ou ano, ou talvez, irregularmente.

Quantizados: São aqueles onde as variáveis podem assumir somente um número contável de valores (níveis), mas as trocas de um nível pra outro nível podem ocorrer em qualquer instante.

Digitais: São sistemas ao mesmo tempo discretos no tempo e quantizados.

fig22b


c) Quanto ao tipo de modelo

Linear: um sistema linear é aquele que atende ao princípio da superposição de efeitos. A resposta de um sistema para diferentes entradas (produzido pelo mesmo sinal em instantes de tempo diferentes ou produzido por sinais distintos no caso MIMO) pode ser deduzida como o somatório dos efeitos de cada uma das entradas individuais. Este resultado também é válido para sistemas dinâmicos se observado em regime permanente.

fig22c

Não-Linear: um sistema não-linear é aquele que não atende ao princípio da sobreposição de efeitos.

fig22d

Estático:  Se a saída (resposta) em qualquer instante t ou (tk) depende apenas do valor da entrada (excitação) no mesmo instante. Os modelos usam equações algébricas.

Dinâmico: Se a saída em qualquer instante depende de valores presentes, assim como de valores passados da entrada ou da própria saída. Os modelos usam equações diferenciais. Veja exemplo abaixo.

fig22e


d) Quanto à estabilidade

Estável:  Um sistema estável é aquele que quando submetido a um sinal de entrada de amplitude limitada, produz um sinal de saída também de amplitude limitada. Sigla em inglês BIBO Bounded-Input-Bounded-Output. Também podemos dizer que um sistema estável é aquele que, ao ser submetido a uma entrada do tipo impulso, produz uma resposta que tende a retornar ao valor original.

Instável: Um sistema instável é aquele que quando submetido a um sinal de entrada de amplitude limitada (ou mesmo um impulso), produz um sinal de saída de amplitude ilimitada.

fig22f